Indústria Cultural
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Em mais uma aula sobre com um elemento cultural é transformado em um produto o professor André nos contou a história do rock, que foi um dos primeiros elementos a se tornarem produto, e ainda fizemos uma música que certamente será o novo sucesso do momento.
Socialismo x Capitalismo
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Assistimos a um vídeo que condena os meios de comunicação por aumentarem cada vez mais o consumismo, por apenas despertarem desejos na população. Eram defendidas idéias de um mundo em que não existiriam marcas, rótulos ou qualqur tipo de campanhas, seriam vendidos apenas produtos que satisfazessem as nessecidades das pessoas.
Índice/Símbolo/Ícone
Ocorreu a divisão dos grupos e dos temas referentes a cada grupo para o próximo seminário da comunicação, seguida de uma breve introdução a alguns temas que serão discutidos nos trabalhos.
Ler é transformar.
Nesta aula foi discutida a importância da leitura para que se possa enxerguar o mundo sob um novo aspecto. O conhecimento não está fechado, em qualquer momento pode surgir uma teoria que muda completamene a "verdade", no passado acreditava-se que a Terra era quadrada.
Tecnologias são extensões do corpo humano.
O ser humano não é mais somente biológico, através da tecnologia ultrapassamos as nossas limitações biológicas, nos tornamos mais completos. A cultura é um meio de adaptação, assim como os animais modificam o corpo quando vivem em determinados ambientes, o homem modifica o seu modo de pensar e agir através da cultura.
Cultura, um conceito antropológico
O ser humano é cultural. O mundo em que vivemos não é dado, é interpretado, varia de acordo com a interpretação de cada ser ou sociedade. Acreditava-se que haviam diferenças estruturais entre as "raças" de seres humanos, porém, percebeu-se que as diferenças são apenas culturais. A forma do corpo era dominante na condição psicológica. Se um italiano for criado no Brasil ele crescerá como um brasileiro e vice-versa.
Cultura
Nesta aula recebemos a visita de integrantes de uma organização que esparge a cultura do Brasil pelo Brasil. Vimos que o indivíduo se forma de acordo com um código cultural seguido pela sociedade, através da cultura uma sociedade pode discriminar um tipo de pessoa como aconteceu com os leprosos, que não eram mais vistos como seres humanos graças a um código cultural criado pela sociedade.
Fotonovela/Confecção
Nesta aula reunimos os grupos para que pudéssemos criar a história que seria entregue em forma de fotonovela.
Seminário de Comunicação Corporal PARTE 2
Neste dia aconteceram as apresentações da metade final do livro "O corpo fala", trabalhos interessantes com doces, brincadeiras, músicas e vários atrativos. Neste dia apresentamos o capítulo 16 que nos ensina a controlar a linguagem inconsciente de nosso corpo.
Fotonovela
Nesta aula aprendemos o que é uma fotonovela, vimos exemplos, ficamos a par de toda a estrutura e aspectos que devem estar contidos em uma fotonovela, para assim poder confeccionar a nossa própria fotonovela divididos em grupos de 5 pessoas.
Mensagens Subliminares
Muitas imagens, propagandas e quadrinhos apresentam mensagens subliminares que são captadas apenas por nosso subconsciente, isso é usado para chamar a atenção das pessoas. Outro aspecto importante nas imagens é a idéia de fundo e imagem, quando invertemos os papéis entre esses elementos temos outra interpretação de uma mesma mensagem.
Conferência da Cultura
O professor André nos colocou a parte de alguns dos vários assuntos que foram discutidos da Conferência de Cultura em Brasília. Debatemos o assunto durante toda a aula e nos surpreendemos com a flexibilidade da cultura em nosso país.
Seminário - O corpo fala PARTE 1
Foram apresentados os capítulos de 1 a 9, após alguns dias de ansiedade e expectativas enfim os primeiros grupos se apresentaram satisfazendo as expectativas de todos que estavam ali assistindo. Trabalhos engraçados, divertidos, que chamaram atenção e esclareceram muitas dúvidas daqueles que assistiam êxtasiados.
Você sabe ler jornal?
Nesta aula o professor nos mostro a importancia do jornal e através disso, ensinou-nos a ler o jornal de forma objetiva, de um jeito que aproveita-se ao máximo todas as informações que ali estão contidas.
O corpo fala
Perceber como as pessoas se comunicam através do corpo é muito importante para os comunicadores sociais já que o corpo não mente, ao contrário da nossa linguagem "consciente". Descobrir o que as pessoas querem antes delas mesmas saberem que querem é a receita para o sucesso, e saber perceber a linguagem inconsciente do corpo é um dos ingredientes dessa receita.
Debate
segunda-feira, 8 de março de 2010
Na aula de hoje percebemos através de um debate, a importância de formar uma opinião crítica sobre a mídia e os meios de comunicação, para que possamos melhorar cada dia a área da comunicação que evolui muito nos dias atuais. Percebemos a diferença entre os termos Indústria Cultural e Cultura de Massas.
A arte de chorar mais alto
quarta-feira, 3 de março de 2010
O texto faz uma crítica aos que interpretam equivocadamente acontecimentos em algumas outras culturas, aos que erram ao dizer que o problema está do outro lado da fronteira e àqueles que pensam no jornalismo apenas como um “propagandismo” da imprensa. Crítica aos que moldam a realidade para que fique favorável aos olhos capitalistas, que não têm compromisso do informar a sociedade, parecem tem compromissos com outra força maior, a política.
"Choram quando contrariados – e, com sua birra estridente, iludem suas platéias, que ainda veem a liberdade de imprensa como um mal a ser contido."
Discussão e Divisão
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Na aula desta quinta-feira, 25 de fevereiro, foi discutida e resolvida a questão da separação da turma que estava com excesso de alunos. Visando o melhor desempenho e aprendizagem de todos os estudantes do curso de Comunicação a turma foi divida em duas, por afinidade e escolha.
Imagens também falam
Através da aula de hoje percebi a importância do “texto” inserido na interpretação de cada imagem, o que permite criar novas verdades, a partir do contexto real. Imagens são utilizadas principalmente para reforçar as informações contidas no texto, para isso é necessária a percepção do mundo através de uma outra visão por parte do fotógrafo que é quem faz a imagem falar.
O corpo fala
Na primeira aula após o carnaval estudamos alguns tipos de mensagens que o nosso corpo transmite de acordo com as nossas vontades, desejos e situações naquele momento. Percebi que podemos controlar aquilo que transmitimos às pessoas através do corpo. Consegui comprovar o que sempre tinha em mente, mulheres mentem com mais facilidade, homens precisam se preparar para mentir, é aquela velha mania de inventar o que estava fazendo antes de chegar em casa e falar com a mamãe.
Jornalistas vivem situação esquizofrênica na transição para a era digital
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
De acordo com a reportagem, os jornalistas vivem um dilema com a chegada da “nova era da comunicação” que se insere cada vez mais no cotidiano das pessoas através dessa digitalização, porém, pode não assegurar uma vida estável financeiramente. Por isso esse fascínio pela evolução dá lugar ao medo e a insegurança.
A criação de um mito
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Quinta-feira, 11 de fevereiro, assistimos um vídeo que se tratava da marca mais bem sucedida da história da humanidade. A Coca-cola, criada e vendida como um elixir medicinal em Atlanta (EUA) se tornou uma bebida conhecida e apreciada no mundo todo graças ao poder da comunicação. As pessoas não precisavam de um elixir, aí estava a importância da propaganda, desde o início propunha uma vida mais feliz com coca-cola, e convencia os consumidores da eficácia de seu produto. Milhões de dólares são gastos anualmente com publicidade para que esse fenômeno não pare de ser consumido em grande escala pela população, e a tendência dessa proporção de gastos com publicidade é aumentar.
A Coca-cola é um grande exemplo de que através da propaganda, é possível convencer pessoas de que elas precisam de um produto que talvez nunca tinham pensado em usar. A publicidade foi um fator fundamental na criação desse mito chamado Coca-cola.
A Coca-cola é um grande exemplo de que através da propaganda, é possível convencer pessoas de que elas precisam de um produto que talvez nunca tinham pensado em usar. A publicidade foi um fator fundamental na criação desse mito chamado Coca-cola.
Vida Universitária
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Na aula de segunda-feira, 8 de fevereiro, foi discutida a importância das decisões tomadas nessa etapa de nossas vidas, percebemos que agora é a hora de enchermos o nosso “tanque” de combustível para que possamos chegar com força total tanto no mercado de trabalho ou nas especializações.
A dedicação e o esforço de hoje, é que vai nos dar um status de profissional ou excelente profissional, e de profissionais competentes o mercado de trabalho sempre estará em busca.
Nesse tempo de preparação para as oportunidades futuras, precisamos estar sempre em busca de novos desafios, conhecimentos e principalmente, aprendizado pelos erros que ainda serão cometidos nessa jornada, porque esta é a hora de testar.
A dedicação e o esforço de hoje, é que vai nos dar um status de profissional ou excelente profissional, e de profissionais competentes o mercado de trabalho sempre estará em busca.
Nesse tempo de preparação para as oportunidades futuras, precisamos estar sempre em busca de novos desafios, conhecimentos e principalmente, aprendizado pelos erros que ainda serão cometidos nessa jornada, porque esta é a hora de testar.
Pessoal encontrei uma matéria muito interessante que fala sobre os dez principais erros no cometidos nos trabalhos em equipe, as razões fundamentais que explicam a dificuldade em que o ser humano encontra em ser coletivo.
http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=16011
http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=16011
Missão "Escravos de Jó"
Na aula de hoje foi desenvolvida com sucesso após varias tentativas a brincadeira infantil “Escravos de Jô”, uma tarefa que necessitou do sincronismo e ritmo de toda a turma, mostrando a importância da união e do trabalho bem feito de cada membro do grupo qualquer que seja ela, um time de futebol, um exército, um grupo de amigos no acampamento, sempre é necessária confiança no trabalho do seu companheiro, auxílio mútuo, e a execução perfeita de sua própria tarefa dentro dessa equipe.
Percebemos que cada membro da equipe exerce uma função importante para a realização do trabalho, não sendo menos importante a tarefa individual de cada um que deve ser bem feita, além de que deve ser feita para somar no processo de crescimento do todo, fortalecendo assim a coletividade.
Assinar:
Comentários (Atom)
